-
Arquitetos: Rodrigo Pérez Kenchington
- Área: 138 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Andrés Goñi
-
Fabricantes: Cintac®, LP
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma moradia unifamiliar de descanso em um terreno de 5.000 metros quadrados localizado no interior de um condomínio na comunidade de Olmué.
O terreno se encontra na serra que margeia o Estero Pelumpen, na área de um bosque nativo próximo ao Parque Nacional La Campana, em plena cordilheira da costa.
O relevo do terreno apresenta uma dupla condição ao ser uma planície cortada abruptamente por uma ladeira de inclinação pronunciada de aproximadamente 14 metros de altura.
O projeto de um pavimento e de planta quadrada capitaliza esta condição de varanda natural situando-se na borda e permitindo que o terraço se mantenha suspenso sobre a ladeira e as árvores em busca das vistas da montanha de Olmué.
A fachada leste, onde está o acesso principal, foi pensada como uma pele dupla. Um tramado de madeira com diferentes níveis de transparência oculta a área de serviço com seu acesso e a janela de um dos banheiros. Observada em escorço, desde o caminho de acesso, o tramado de madeira se torna opaco.
Os dormitórios são orientados para o norte e possuem saída a um corredor exterior que conecta perimetralmente a moradia. Este espaço intermediário é próprio da arquitetura da área e permite mediar o intenso sol do verão e as chuvas invernais.
Um muro de pedra separa o privado do público.
As áreas comuns como sala de estar, cozinha e sala de jantar estão planejadas como um só espaço aberto com grandes aberturas que, sem parapeitos ou vergas, emolduram as vistas sul e oeste.
Um espaço virtual, atravessado por uma ponte, separa o terraço da sala estar, potencializando a relação vertical do usuário com o lugar e permitindo vistas desde o interior ao fundo da ladeira.
A estrutura do projeto é mista e se desenvolve em torno de um muro maciço de pedra e concreto reforçado.
Uma estrutura de aço consiste em colunas tubulares de secção quadrada e vigas duplas T e suporta uma laje de concreto armado. Sobre esta laje são instalados paredes e divisórias em Painel SIP. A estrutura da cobertura foi planejada com vigas I e vigas secundárias de pinos 2x8".
A casa está revestida exteriormente com painéis metálicos cor grafite.